quinta-feira, 7 de março de 2013

ENCENA CATARINA 2013 - SESC/SC - início da turnê em março!!!


Espetáculo ©elas, dirigido por professora do Ceart, passará por 28 cidades de Santa Catarina em 2013

Turnê inicia com duas apresentações na Udesc, dias 13 e 14 de março

06março2013

banner3

Atriz: Samira Sinara. Foto: Jaqueline Mello.

O espetáculo ©elas, dirigido pela professora do Curso de Licenciatura em Teatro da Udesc, Daiane Dordete Steckert Jacobs, será apresentado em 28 cidades catarinenses durante 2013, em duas etapas: 13 a 28 de março e 7 a 23 de agosto. A primeira etapa tem início nos dias 13 e 14 de março, às 20h, quando serão realizadas duas apresentações, no Espaço II do Bloco de Artes Cênicas da Udesc. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos uma hora antes das apresentações, no local.
©elas, que estreou em dezembro de 2011, busca oferecer ao espectador várias perspectivas da mulher em diferentes instâncias da vida, do aprisionamento social e pessoal à libertação de seus lugares-comuns. A pesquisa para a criação do espetáculo partiu de narrativas de mulheres carcerárias e egressas do sistema carcerário de Joinville, para investigar impulsos, sensações, e motivações que levaram essas mulheres a transgredir o código penal. As relações de gênero e construções culturais a respeito da figura feminina também são temas da montagem.
O espetáculo ©elas é uma produção da Cia Vai! – Núcleo de Pesquisa em Artes Cênicas, com patrocínio do Sistema de Desenvolvimento pela Cultura (SIMDEC), ambos de Joinville. A turnê será realizada através do projeto Encena Catarina, do Sesc.
Sinopse
Uma atriz. Corpo e voz em evidência. Luz, projeções e música. Espaço de comunhão. Proximidade entre palco e plateia. Muitas mulheres habitam este espaço de prisões imaginárias ou espaciais. Meu corpo é meu espaço-maior. Tantas vezes eu falei pro pai dele: olha, ele está chorando, faça alguma coisa! E nada. Não fizemos nada. Ainda. As mulheres de ©elas habitam uma atriz e muitas espectadoras, e se convidam a alçar vôo em vidas reais e imaginadas das mulheres que somos. Porqueàs vezes, é preciso morrer para nascer de novo. Matar a antiga mulher que me habitou é meu dever. Não quero ser outra. Só quero ser.
Ficha técnica
Direção, dramaturgia, vídeos, cenário, figurino e caracterização: Daiane Dordete
Atuação: Samira Sinara
Pesquisas cedidas por: Camila Diane
Trilha sonora original: Cleiton Jacobs
Desenho de luz: Flávio Andrade
Registro audiovisual: Fabrício e Fábio Porto
Design gráfico: Núcleo de Comunicação – Ceart/Udesc
Cenotécnica: Cleiton Jacobs e Daiane Dordete
Costura: Loja Dida Modas
Produção e Realização: CiA.VAi!- Núcleo de Pesquisa em Artes Cênicas
Patrocínio: SIMDEC – Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura, Fundação Cultural de Joinville e Prefeitura Municipal de Joinville.
Apoio Cultural: AJOTE, Udesc, Núcleo de Comunicação – Ceart/Udesc e UZE Camisetas.
Mais informações no site www.celaseelas.blogspot.com.br.

Reportagem publicada no site do CEART-UDESC em 07.03.13. Disponível em: http://www.ceart.udesc.br/eventos/espetaculo-elas-dirigido-por-professora-do-ceart-em-passara-por-28-cidades-de-santa-catarina-em-2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário