O Projeto

O projeto "Crimes, celas e elas" surgiu do desejo da atriz Samira Sinara de investigar o universo feminino em um solo teatral. Para tal, a pesquisadora Camila Diane, que já havia realizado duas pesquisas sobre a mulher no sistema carcerário de Joinville, foi convidada a participar como pesquisadora do projeto. 

Em parceria com outros artistas da cidade e região, o projeto se estruturou em torno do universo feminino e o cárcere. No processo de montagem do espetáculo, foram analisadas as entrevistas realizadas por Camile Diane com mulheres sobre a condição de cárcere e egressas do sistema carcerário de Joinville. 

A direção de Daiane Dordete propõe a investigação de impulsos, motivações e sensações presentes nos depoimentos das entrevistadas, ampliando a noção de "cárcere" à outras instâncias do universo íntimo e social da mulher em nossa sociedade. 

A partir desses mapeamentos, e paralelamente a estudos conceituais e estéticos sobre performance e teatro contemporâneo, foram sendo realizadas experimentações cênicas, a partir das quais foram estruturados o roteiro e a dramaturgia do espetáculo.