sábado, 12 de novembro de 2011

ADIADA TEMPORADA DO ESPETÁCULO (C)ELAS !!!!

ESPETÁCULO ©elas

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Divulgamos a todos que a estreia e a temporada de Novembro do espetáculo ©elas, uma parceria da CiA VAi! Núcleo de pesquisa em Artes Cênicas e da diretora e dramaturga Daiane Dordete, patrocinado pelo Sistema de Desenvolvimento pela Cultura (SIMDEC-FCJ-Governo de JLLE) foram cancelados devido a um acidente sofrido pela atriz solista Samira Sinara. A mesma só poderá voltar a suas atividades artísticas dentro de 20 dias, após sua recuperação. Deste modo, as apresentações dos dias 10, 11, 12, 13, 17, 18, 19 e 20 de Novembro foram adiadas, com datas ainda a confirmar.

Pedimos desculpas a todos os queridos amigos e amantes da arte que estiverem presentes nas datas divulgadas anteriormente por não podermos estar juntos nas mesmas, mas desde já desejamos suas valiosas participações nas apresentações futuras e melhoras para nossa querida atriz!!!

Um abraço de carinho e vontade de estrear o mais breve possível este espetáculo que nos faz sentir tão felizes e orgulhosos, e que esperamos lhes fazer muito bem também!

“Às vezes, é preciso morrer para nascer de novo (...)”
trecho da dramaturgia de ©elas, por Daiane Dordete.

Então, uma pequena morte de nossas expectativas surge para prenunciar o breve nascimento de um grande trabalho, que procurará dividir com o público várias instâncias de cárceres/prisões/paradigmas sociais criados pelas e para as mulheres de nossa sociedade, em um teatro que compartilha emoções e ações com o espectador, na ânsia pela ressurgência da origem desta arte libertadora e emancipadora!


Att,
Equipe de trabalho ©elas:

Daiane Dordete – diretora e dramaturga
Samira Sinara – atriz
Alex Maciel – assistente de direção e operador de mídias
Flávio Andrade – iluminador
Cleiton Jacobs – músico e sonorização
Camila Diane Silva –pesquisadora e debatedora
Felipe Mucciolo – assessor de imprensa


RELEASE:

Partindo de narrativas de mulheres carcerárias e egressas do sistema carcerário de Joinville, a companhia iniciou em Janeiro deste ano o processo de montagem do espetáculo, que permeia poeticamente o universo feminino em diferentes instâncias, transitando entre elementos cotidianos e oníricos através de sugestões imagéticas.

O processo de montagem iniciou com a análise de duas pesquisas de iniciação científica realizadas na Univille- Universidade da Região de Joinville, por Camila Diane Silva, sobre mulheres carcerárias e egressas do sistema carcerário de Joinville, e, concomitantemente, com investigações sobre performance e dramaturgia do ator contemporâneo, temas de pesquisa da professora do Departamento de Artes Cênicas da UDESC, dramaturga e diretora Daiane Dordete, que concluiu o Mestrado em Teatro no Programa de Pós-Graduação em Teatro da UDESC em 2010, onde atualmente cursa o Doutorado em Teatro.

Construções culturais a respeito da figura feminina também são temas da montagem, um solo da atriz Samira Sinara, com Direção e Dramaturgia de Daiane Dordete, Assistência de Direção de Alex Maciel e participação de diversos outros profissionais do estado.

O espetáculo dá sequência às pesquisas em teatro contemporâneo da CiA.VAi!, e traz uma construção cênica não-linear, calcada na performatização da atuação e nas relações polifônicas e dialógicas dos signos constituintes do mesmo.

As pesquisas sobre mulheres carcerárias e egressas do sistema carcerário despertaram a vontade não de contar as suas histórias, transgressoras do código penal, mas de tentar investigar o porquê delas. Deste modo, foram propostos três eixos de análise: motivações, sensações e paradigmas sociais, que serviram como elementos para as investigações cênicas.

“Por que a violência, o assassinato, o tráfico? O quê havia no mundo dessas mulheres, oprimidas e opressoras em nossa sociedade líquida? (para usar o termo do filósofo e sociólogo Zygmunt Bauman). Estas foram as perguntas-problemas que escolhemos tentar responder, investigando nos documentos a que tivemos acesso impulsos, sensações, motivações e forças motrizes que levaram essas mulheres a transgredir o código penal, e apontando fragmentos de vidas, experiências e sonhos, em nossas cenas-contradições desse espetáculo”, afirma Daiane Dordete sobre ©elas.


SERVIÇO:

O QUÊ: Espetáculo (C)ELAS, da CiA VAi!

ONDE? Galpão de teatro da AJOTE - Cidadela Cultural - Rua XV de Novembro, 1445 - Joinville, Brazil

QUANDO? novas datas a confirmar

QUANTO? Gratuito - retirar o ingresso 01 hora antes do espetáculo

DURAÇÃO? 45 minutos

Limitação de público de 100 pessoas por sessão e classificação indicativa de 16 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário